Wednesday 16 November 2011

Ana Paula Santana: O Percurso de "Uma Predadora"... (actualizado)



... Ou "Um Caso Mal Estudado"...

[imagem daqui - passando por aqui; Foto: BB]


Ana Paula de Jesus Faria Santana

Nasce, filha de Maria do Rosario de Fatima Faria Santana, Funcionaria Publica, e Antonio Domingos da Silva Santana, Enfermeiro, a 20 de Outubro de 1960, (in)acidentalmente, na Gabela, Kwanza Sul - Angola, de onde e’ levada, aos dois meses de idade, para Luanda. Nesta cidade e’ registada como sua natural e baptizada na Igreja Catolica de Sao Paulo, onde viria a frequentar a Catequese e a fazer a Primeira Comunhao e o Crisma.

[imagem daqui]


I. Estudos

1965 – Frequenta a pre’-primaria numa escola infantil na Vila Alice (Luanda)
1966/68 – Inicia os estudos primarios na escola no. 83, igualmente na Vila Alice, que frequenta ate’ ‘a 2-a classe.
1968/70 – Completa os estudos primarios (3-a e 4-a classes) na escola no. 8, ao Kinaxixi.
1970/72 – Faz o primeiro ciclo do ensino secundario na escola preparatoria Emidio Navarro, ‘a Precol.
1972/73 – Ingressa no segundo ciclo do ensino secundario no Liceu Feminino Nzinga Mbandi (ex-Dona Guiomar de Lencastre) onde completa o quinto ano dos liceus em 1975/76, tendo sido uma dos apenas quatro alunos daquele liceu, e dentre eles a unica negra, a passar os exames finais tornados compulsorios naquele ano.
1976/77 – Ingressa no ciclo complementar do ensino secundario no Liceu Mutu-ya-Kevela (ex-Salvador Correia), onde completa o sexto ano dos liceus.
1977/1978 – Frequenta o curso pre-universitario (PUNIV – substituto do ciclo complementar, antigos sexto e setimo anos dos liceus, no entao recem-adoptado novo curriculum do sistema de ensino de Angola) na area de Historia na Faculdade de Letras do Lubango.
1979 – Devido ao encerramento temporario da Faculdade de Letras do Lubango, regressa a Luanda, onde ingressa na Faculdade de Economia da Universidade Agostinho Neto (UAN), que frequenta ate’ ao terceiro ano, tendo tido que interromper o curso, por razoes de forca maior, entre 1982 e 1984.

[imagem daqui]

1985 – Ingressa no primeiro ano do curso de Economia do Instituto Superior de Economia e Gestao (ISEG) da Universidade Tecnica de Lisboa (enveredando pela area de especializacao em Economia Internacional e Integracao Economica Regional), onde chega a finalista em 1990/91, tendo nessa qualidade integrado, como convidada especial, um grupo de estudantes da Universidade Alema de Witten Hardecke, numa visita de estudos aos EUA, em 1991, que incluiu varias Instituicoes Academicas, Economicas e Financeiras Internacionais sediadas naquele pais, entre as quais o FMI e o Banco Mundial.
Nos anos que se seguiram ve-se forcada a abandonar o curso por razoes de forca maior. Sai, no entanto, com cerca de 25 cadeiras feitas, totalizando mais do que o numero de cadeiras necessarias ‘a conclusao da licenciatura nos anos imediatamente posteriores, dada a reformulacao do seu curriculum e a reducao da sua duracao de 5 para 4 anos.
1995 – E’ evacuada de emergencia, por razoes de saude, de Lisboa para Londres.
1996/98 – Completa o BA Economics for Business (integrando modulos do curso Information Management and Finance) na Westminster Business School, com o grau de Upper Second Class Honours, associado ao qual ganha o Premio “Most Enterprising Student” - o premio maximo do Shell Technology Enterprise Programme (STEP) – um programa 'Universidade-Empresa' patrocinado pela companhia petrolifera Shell, envolvendo uma competicao entre estudantes de Economics e Business Studies das varias Universidades de Londres – pela exitosa concepcao, conducao, execucao e apresentacao publica (perante membros da Academia e do Empresariado de Londres) de um projecto tecnologico inovativo na area da Industria Financeira para uma Companhia Britanica de investimentos privados (ver competencias certificadas por este premio aqui).
Findo o curso e' convidada a dar aulas na Universidade de Westminster, convite que declina por nao lhe ser conveniente na altura aceita-lo.


1998 – Ingressa na London School of Economics and Political Science (LSE), tendo sido apenas a terceira pessoa Africana (as outras duas, por sinal dois irmaos, eram da Eritreia/Etiopia), e a primeira originaria dos PALOP, a ser admitida no seu Departamento de Historia Economica, consistentemente quotado como o melhor do mundo, desde a sua fundacao. Faz parte do curso de mestrado no Departamento de Economia daquela escola, onde completa o syllabus de Economia do Desenvolvimento.
2000 – Com estas referencias intermedia e final, completa na LSE o Mestrado (Master of Science, MSc) em Historia Economica com a dissertacao entitulada ‘Institutional Change & Regional Economic Development in Southern Africa, c.1890 – c.2000’, que obtem o Premio de Merito e ingressa na Academia de Londres.

[imagem daqui]


II. Actividade Associativo-Estudantil, Politico-Partidaria e Civica

1974/75 – Participa activamente no Movimento Associativo Estudantil da Pro-Associacao dos Estudantes do Ensino Secundario de Luanda (Pro-AESL)
1975/76 – Exerce as funcoes de coordenadora do Grupo Dinamizador da Associacao de Estudantes e do Nucleo da Juventude do MPLA (JMPLA) no Liceu Feminino de Luanda. Nessa qualidade exerce as funcoes de representante do Liceu na Seccao de Enquadramento e Direccao das Massas Estudantis (SEDME) do Departamento de Organizacao de Jovens (DOJ) da JMPLA. Paralelamente, e’ eleita representante dos estudantes no Conselho Directivo daquele Liceu. E’ igualmente eleita Vice-Presidente da Mesa da Assembleia Geral da Associacao de Estudantes de Luanda.
Durante aquele periodo, participa em varias campanhas de producao, nomeadamente nos campos de Bom Jesus e Mazozo e em campanhas de alfabetizacao de soldados das Forcas Armadas Populares de Libertacao de Angola (FAPLA) em Luanda.
1976/78 – Funciona no Departamento de Organizacao de Massas (DOM), posteriormente designado Departamento de Organizacao (DORGAN) do MPLA. Como parte das suas funcoes participa no nucleo de estudo e reflexao do departamento e em missoes de servico a varias provincias do pais no ambito dos trabalhos preparatorios do primeiro Congresso do MPLA depois da Independencia em cuja organizacao participa activamente - findo o qual foi proclamado, pelo falecido Presidente Agostinho Neto, o MPLA - Partido do Trabalho (MPLA-PT).
1985 – E’ eleita membro da Comissao Directiva da Uniao dos Estudantes Angolanos em Portugal onde exerce sucessivamente as funcoes de coordenadora para a Area de Informacao e Divulgacao e Vice-Presidente, ate’ 1987/88.
Durante esse periodo, colabora em varias actividades da Embaixada de Angola em Portugal, em particular nas areas da Imprensa, Cultura, Desporto e Cooperacao Economica.

[imagem daqui]

1991/94 – Participa activamente em varias actividades da Comunidade Angolana em Portugal:

- Lidera o Movimento dos Estudantes pela Paz em Angola, o qual, perante o re-eclodir da guerra apos as eleicoes de 1992, emitiu um ‘Manifesto Pelo Direito a Vida’ que reuniu mais de 5 mil assinaturas de Angolanos e Amigos de Angola e que foi entregue a representantes das partes beligerantes e dos paises envolvidos nos esforcos de mediacao do conflito militar em Angola;
- O Movimento culminou com uma vigilia em Lisboa que reuniu centenas de participantes de varios extractos sociais, ocupacoes, geracoes e inclinacoes politico-partidarias, bem como representantes eminentes da Comunidade Angolana naquele pais;
- Faz parte de um grupo de tres estudantes que se deslocam a Bruxelas para, junto das Instituicoes da Uniao Europeia, apresentarem, em nome dos estudantes do Movimento pela Paz, um apelo ao apoio daquelas instituicoes ao processo de pacificacao e democratizacao em Angola.
- Colabora nos esforcoes de obtencao, junto das autoridades portuguesas, da devolucao da Casa de Angola ‘a Comunidade Angolana em Portugal;
- Faz parte do grupo fundador da Associacao dos Jovens Empresarios Angolanos em Portugal;
- Participa no primeiro amplo Encontro de Reflexao da Comunidade e Sociedade Civil Angolana e Luso-Angolana em Portugal, durante o qual profere uma alocucao, ‘O Cidadao em Angola’, versando sobre a democracia e os direitos civicos e politicos dos Angolanos numa perspectiva historica e socio-cultural.

[imagem daqui]


III. Qualificacoes Tecnico-Profissionais

• Treino em Analise e Avaliacao de Projectos Industriais (UAN/ENACMA - Luanda/Viana)
• Curso de Programacao de Computadores (IBM/TAAG - Luanda)
• Diploma em Contabilidade Geral (Instituto de Emprego e Formação Profissional - Lisboa)
• Diploma em Information Technology (Royal Society of Arts - London)
• Treino em Procedimentos Financeiros do Fundo Europeu de Desenvolvimento (FED) (MDM - Gaborone)
• Treino em Mecanismos de Resolucao de Disputas no Comercio Internacional (WTO/ UNCTAD, Tralac - Stellenbosch)
• Treino em Centralizacao e Orcamentacao das Questoes de Genero (EU Delegation - Gaborone)
• Participacao extensiva em Conferencias, Workshops, Seminarios e Visitas de Estudo nas areas de Economia Internacional, Desenvolvimento Economico, Integracao e Cooperacao Regional e Criacao de Capacidade Institucional, Organizativa e Legislativa.



IV. Actividade Profissional

2009-2011

Independent Economic Policy Consultant and Researcher

Research Associate
China in Comparative Perspective Network
London School of Economics and Political Science – London

Research Director
Centre for Chinese Studies
University of Stellenbosch – South Africa

2005–2006
Research Coordinator/Trainer
Africa Budget Project/Institute for Democracy in South Africa (IDASA)
Cape Town – South Africa

2002–2005
Protocol & Policy Adviser
European Commission/Southern African Development
Community - Regional Integration and Capacity Building Project
SADC Secretariat, Gaborone – Botswana

2001-2002
Economist Consultant on Trade Policy
Chemonics International Inc. – USAID/RAPID
Gaborone – Botswana

[imagem daqui]

1999–2001
Project Manager
Patients Forum Development Project/ Carers National Association
London

Research Assistant
Department of Economic History
London School of Economics and Political Science
London

1998
Researcher/Writer
World University Service (UK)
London

Project Developer
Greater London Enterprise Ltd
London

1997
Project Manager
Caledonia Investments Plc
London

1994-95
Accountant
Pinto Basto Comercial
Lisbon

1991-94
Economist Trainee
Grupo Espirito Santo, Banco Internacional de Credito
and Banco de Fomento & Exterior
Lisbon

1983-85
Program Officer
International Committee of the Red Cross (ICRC - Geneve)
Luanda

1981-83
Program Officer/Translator
UN/ World Food Programme
Luanda

1979-81
Journalist/Editor/Translator
ANGOP-Angola Press Agency, Luanda

1978-79
Assistente de Terra
TAAG - Linhas Aereas de Angola, Lubango/Namibe
Ajudante de Contabilidade
EDIMBA - Empresa de Distribuicao de Bens Alimentares, Lubango
Assistente de Reportagem
TPA - Televisao Popular de Angola, Lubango

[Algumas referencias sobre o meu desempenho profissional podem ser encontradas aqui e aqui]

[imagem daqui]

V. Workshops Regionais em que Participou e/ou Conduziu na/sobre a Africa Austral

• The Legal Framework for Implementation of WTO SPS and Food Safety Standards Regulations - Masero, Mbabane and Maputo (2001)

• The SADC Customs Advisory Working Groups on Trade Facilitation, Customs Harmonization and SPS and Food Safety Standards Regulations - Johannesburg (2001)

• The SADC Regional Indicative Strategic Development Plan (RISDP) – Johannesburg, Lilongwe and Maputo (2002-2004)

• The SADC Protocol on Shared Watercourses and the establishment of the Zambezi Management Commission (ZAMCOM) – Lusaka and Maputo (2003)

• The SADC Protocol on Finance & Investment – Grand Baye (2004)

• The SADC Protocols on Health and Education & Training – Johannesburg (2005)

• The Regional Framework for Protocol & Policy Implementation – Cape Town (2005)

• "Africa-Europa: Os Acordos de Parceria Economica - Que Perspectivas?" - Comunicacao apresentada como Convidada Especial a um Coloquio do Grupo de Embaixadores Africanos em Portugal, por ocasiao do Dia de Africa - Lisboa, 2008

[imagem daqui]

VI. Actividade Cultural

1978 – Participa, no Lubango, no primeiro torneio regional de xadrez da provincia da Huila no pos-independencia, como a mais jovem, a unica negra e a unica participante do sexo feminino
1979-84 – Participa em varias tertulias e actividades culturais em Luanda:
• Participa nos ensaios da peca Ana, Ze’ e os Escravos do grupo Xilenga Teatro, para a qual contribui com a pesquisa historica da figura de D. Ana Joaquina
• Faz parte do Grupo Coral da representacao das Nacoes Unidas em Angola, em que era a unica Angolana
• Frequenta aulas de piano classico na Academia de Musica de Luanda
• Faz um curso de guitarra classica no Centro Cultural Universitario de Luanda
• Colabora com o Duo Tchisosi, tendo contribuido com os coros para a gravacao do seu primeiro disco
• Atende regularmente as “Makas a Quarta Feira” na sede da Uniao dos Escritores Angolanos (UEA) e a ciclos de cinema da Cinemateca Nacional de Angola
• Assiste ao Carnaval do Rio de Janeiro de 1983, tendo participado nos ensaios da Escola de Samba Vila Isabel para o desfile daquele ano

[imagem daqui]

1985 – Com o lancamento do seu primeiro livro de poemas (Sabores, Odores & Sonho), ingressa na UEA, como a primeira Mulher Negra e a mais jovem entre os seus membros
1986 – Participa, com outros membros da UEA, numa homenagem ao poeta Agostinho Neto organizada conjuntamente pela UEA e a Uniao dos Artistas Plasticos Angolanos (UNAP)
1988 – Representa a UEA no Primeiro Simposio sobre o “Movimento da Claridade” na cidade do Mindelo, em Cabo Verde
1989 – Participa no Primeiro Congresso dos Escritores da Lingua Portuguesa, na sede da Fundacao Gulbenkian, em Lisboa


1990 – 2011 – Assiste regularmente a eventos culturais, tais como:
• Teatro, Danca, Opera, Ciclos de Cinema, Concertos e Festivais de Jazz, Musica Classica e outros generos musicais, Exposicoes e Feiras de Arte, etc., em varias cidades do mundo, entre as quais Lisboa, Paris, Bruxelas, Londres, New York, Washington, Gaborone, Johannesburg, Maputo, Port-au-Prince e Cape Town;
• Debates, Conferencias, Aulas de Danca e Yoga, entre outras actividades e eventos no Africa Centre, Barbican, South Bank, Camden e outros Centros Culturais de Londres.

[imagem daqui]

VII. Paises Visitados

Angola, Belgium, Botswana, Brazil, Cabo Verde, France, Kenya, Lesotho, Malawi, Mauritius, Morocco, Mozambique, Portugal, South Africa, Spain, Swaziland, Sweden, Tunisia, Uganda, United Kingdom, United States, Zambia

VIII. Publicacoes


• “Angola: China-Led Reconstruction” – Entry to The Oxford Companion to The Economics of Africa, Oxford University Press (2011)
• “The East Asian ‘Tigers’ Model in Africa?” – An Appraisal (2010)
• “Revisiting Angola” – On China-Angola Economic Relations (2009)
• “A Comment on Issa Shivji's critique of Mo Ibrahim's Prize” – Centre for Civil Society Online Library, University of KwaZulu-Natal, South Africa (2007)
• “The EU-Africa Lisbon Summit and The Future of Africa” - Atlantic Community Online, December (2007)

[imagem daqui]

• “Angola, Oil and Post-War Economy” – Norwegian Council for Africa: Anthology on the Oil Industry in Africa (2006)
• “Politica, Futebol & Algumas Consideracoes sobre a Actual Conjuntura Economica Angolana” – Semanario Angolense, Luanda (2006)
• “Beyond Signature and Ratification: Discussion Paper on Issues Relating to Protocol & Policy Implementation” - SADC Secretariat (2004)
• “Factos & Ficções” - Series of articles: Semanario Angolense, Luanda (2002)

[imagem daqui]

• “Angola: Um Futuro Brilhante?” - Revista Politica Internacional, Lisboa (2002)
• “O Cidadao em Angola” - Revista o Cidadao, Lisboa (1994)
• “A Proposito de Patriotas, Reflexoes Sobre Como Reconstruir Angoleme” - Revista Vertice, Lisboa (1993)
• “Sabores, Odores & Sonho” - Uniao dos Escritores Angolanos, Luanda (1985)

[imagem daqui]

• Blogs

daKappo
Kongo Blues
Luanda Azul - Luanda Blues


• Participacoes Especiais na Blogosfera

AfricanPath

Global Voices Online

Jewels in The Jungle

Atlantic Community

Citizen Voices

Knewz from Meroe West

Szavanna

My Weku

Society HAE



...And That's (more or less) The Record So Far...


POSTS RELACIONADOS:

Memorandum de (des)Entendimento I

Memorandum de (des)Entendimento II

Memorandum de (des)Entendimento III

Belle de Jour

The Professional

Paula Santana: "O Que Ficou Por Dizer"...


... Ou "Um Caso Mal Estudado"...

[imagem daqui - passando por aqui; Foto: BB]


Ana Paula de Jesus Faria Santana

Nasce, filha de Maria do Rosario de Fatima Faria Santana, Funcionaria Publica, e Antonio Domingos da Silva Santana, Enfermeiro, a 20 de Outubro de 1960, (in)acidentalmente, na Gabela, Kwanza Sul - Angola, de onde e’ levada, aos dois meses de idade, para Luanda. Nesta cidade e’ registada como sua natural e baptizada na Igreja Catolica de Sao Paulo, onde viria a frequentar a Catequese e a fazer a Primeira Comunhao e o Crisma.

[imagem daqui]


I. Estudos

1965 – Frequenta a pre’-primaria numa escola infantil na Vila Alice (Luanda)
1966/68 – Inicia os estudos primarios na escola no. 83, igualmente na Vila Alice, que frequenta ate’ ‘a 2-a classe.
1968/70 – Completa os estudos primarios (3-a e 4-a classes) na escola no. 8, ao Kinaxixi.
1970/72 – Faz o primeiro ciclo do ensino secundario na escola preparatoria Emidio Navarro, ‘a Precol.
1972/73 – Ingressa no segundo ciclo do ensino secundario no Liceu Feminino Nzinga Mbandi (ex-Dona Guiomar de Lencastre) onde completa o quinto ano dos liceus em 1975/76, tendo sido uma dos apenas quatro alunos daquele liceu, e dentre eles a unica negra, a passar os exames finais tornados compulsorios naquele ano.
1976/77 – Ingressa no ciclo complementar do ensino secundario no Liceu Mutu-ya-Kevela (ex-Salvador Correia), onde completa o sexto ano dos liceus.
1977/1978 – Frequenta o curso pre-universitario (PUNIV – substituto do ciclo complementar, antigos sexto e setimo anos dos liceus, no entao recem-adoptado novo curriculum do sistema de ensino de Angola) na area de Historia na Faculdade de Letras do Lubango.
1979 – Devido ao encerramento temporario da Faculdade de Letras do Lubango, regressa a Luanda, onde ingressa na Faculdade de Economia da Universidade Agostinho Neto (UAN), que frequenta ate’ ao terceiro ano, tendo tido que interromper o curso, por razoes de forca maior, entre 1982 e 1984.

[imagem daqui]

1985 – Ingressa no primeiro ano do curso de Economia do Instituto Superior de Economia e Gestao (ISEG) da Universidade Tecnica de Lisboa (enveredando pela area de especializacao em Economia Internacional e Integracao Economica Regional), onde chega a finalista em 1990/91, tendo nessa qualidade integrado, como convidada especial, um grupo de estudantes da Universidade Alema de Witten Hardecke, numa visita de estudos aos EUA, em 1991, que incluiu varias Instituicoes Academicas, Economicas e Financeiras Internacionais sediadas naquele pais, entre as quais o FMI e o Banco Mundial.
Nos anos que se seguiram ve-se forcada a abandonar o curso por razoes de forca maior. Sai, no entanto, com cerca de 25 cadeiras feitas, totalizando mais do que o numero de cadeiras necessarias ‘a conclusao da licenciatura nos anos imediatamente posteriores, dada a reformulacao do seu curriculum e a reducao da sua duracao de 5 para 4 anos.
1995 – E’ evacuada de emergencia, por razoes de saude, de Lisboa para Londres.
1996/98 – Completa o BA Economics for Business (integrando modulos do curso Information Management and Finance) na Westminster Business School, com o grau de Upper Second Class Honours, associado ao qual ganha o Premio “Most Enterprising Student” - o premio maximo do Shell Technology Enterprise Programme (STEP) – um programa 'Universidade-Empresa' patrocinado pela companhia petrolifera Shell, envolvendo uma competicao entre estudantes de Economics e Business Studies das varias Universidades de Londres – pela exitosa concepcao, conducao, execucao e apresentacao publica (perante membros da Academia e do Empresariado de Londres) de um projecto tecnologico inovativo na area da Industria Financeira para uma Companhia Britanica de investimentos privados (ver competencias certificadas por este premio aqui).
Findo o curso e' convidada a dar aulas na Universidade de Westminster, convite que declina por nao lhe ser conveniente na altura aceita-lo.


1998 – Ingressa na London School of Economics and Political Science (LSE), tendo sido apenas a terceira pessoa Africana (as outras duas, por sinal dois irmaos, eram da Eritreia/Etiopia), e a primeira originaria dos PALOP, a ser admitida no seu Departamento de Historia Economica, consistentemente quotado como o melhor do mundo, desde a sua fundacao. Faz parte do curso de mestrado no Departamento de Economia daquela escola, onde completa o syllabus de Economia do Desenvolvimento.
2000 – Com estas referencias intermedia e final, completa na LSE o Mestrado (Master of Science, MSc) em Historia Economica com a dissertacao entitulada ‘Institutional Change & Regional Economic Development in Southern Africa, c.1890 – c.2000’, que obtem o Premio de Merito e ingressa na Academia de Londres.

[imagem daqui]


II. Actividade Associativo-Estudantil, Politico-Partidaria e Civica

1974/75 – Participa activamente no Movimento Associativo Estudantil da Pro-Associacao dos Estudantes do Ensino Secundario de Luanda (Pro-AESL)
1975/76 – Exerce as funcoes de coordenadora do Grupo Dinamizador da Associacao de Estudantes e do Nucleo da Juventude do MPLA (JMPLA) no Liceu Feminino de Luanda. Nessa qualidade exerce as funcoes de representante do Liceu na Seccao de Enquadramento e Direccao das Massas Estudantis (SEDME) do Departamento de Organizacao de Jovens (DOJ) da JMPLA. Paralelamente, e’ eleita representante dos estudantes no Conselho Directivo daquele Liceu. E’ igualmente eleita Vice-Presidente da Mesa da Assembleia Geral da Associacao de Estudantes de Luanda.
Durante aquele periodo, participa em varias campanhas de producao, nomeadamente nos campos de Bom Jesus e Mazozo e em campanhas de alfabetizacao de soldados das Forcas Armadas Populares de Libertacao de Angola (FAPLA) em Luanda.
1976/78 – Funciona no Departamento de Organizacao de Massas (DOM), posteriormente designado Departamento de Organizacao (DORGAN) do MPLA. Como parte das suas funcoes participa no nucleo de estudo e reflexao do departamento e em missoes de servico a varias provincias do pais no ambito dos trabalhos preparatorios do primeiro Congresso do MPLA depois da Independencia em cuja organizacao participa activamente - findo o qual foi proclamado, pelo falecido Presidente Agostinho Neto, o MPLA - Partido do Trabalho (MPLA-PT).
1985 – E’ eleita membro da Comissao Directiva da Uniao dos Estudantes Angolanos em Portugal onde exerce sucessivamente as funcoes de coordenadora para a Area de Informacao e Divulgacao e Vice-Presidente, ate’ 1987/88.
Durante esse periodo, colabora em varias actividades da Embaixada de Angola em Portugal, em particular nas areas da Imprensa, Cultura, Desporto e Cooperacao Economica.

[imagem daqui]

1991/94 – Participa activamente em varias actividades da Comunidade Angolana em Portugal:

- Lidera o Movimento dos Estudantes pela Paz em Angola, o qual, perante o re-eclodir da guerra apos as eleicoes de 1992, emitiu um ‘Manifesto Pelo Direito a Vida’ que reuniu mais de 5 mil assinaturas de Angolanos e Amigos de Angola e que foi entregue a representantes das partes beligerantes e dos paises envolvidos nos esforcos de mediacao do conflito militar em Angola;
- O Movimento culminou com uma vigilia em Lisboa que reuniu centenas de participantes de varios extractos sociais, ocupacoes, geracoes e inclinacoes politico-partidarias, bem como representantes eminentes da Comunidade Angolana naquele pais;
- Faz parte de um grupo de tres estudantes que se deslocam a Bruxelas para, junto das Instituicoes da Uniao Europeia, apresentarem, em nome dos estudantes do Movimento pela Paz, um apelo ao apoio daquelas instituicoes ao processo de pacificacao e democratizacao em Angola.
- Colabora nos esforcoes de obtencao, junto das autoridades portuguesas, da devolucao da Casa de Angola ‘a Comunidade Angolana em Portugal;
- Faz parte do grupo fundador da Associacao dos Jovens Empresarios Angolanos em Portugal;
- Participa no primeiro amplo Encontro de Reflexao da Comunidade e Sociedade Civil Angolana e Luso-Angolana em Portugal, durante o qual profere uma alocucao, ‘O Cidadao em Angola’, versando sobre a democracia e os direitos civicos e politicos dos Angolanos numa perspectiva historica e socio-cultural.

[imagem daqui]


III. Qualificacoes Tecnico-Profissionais

• Treino em Analise e Avaliacao de Projectos Industriais (UAN/ENACMA - Luanda/Viana)
• Curso de Programacao de Computadores (IBM/TAAG - Luanda)
• Diploma em Contabilidade Geral (Instituto de Emprego e Formação Profissional - Lisboa)
• Diploma em Information Technology (Royal Society of Arts - London)
• Treino em Procedimentos Financeiros do Fundo Europeu de Desenvolvimento (FED) (MDM - Gaborone)
• Treino em Mecanismos de Resolucao de Disputas no Comercio Internacional (WTO/ UNCTAD, Tralac - Stellenbosch)
• Treino em Centralizacao e Orcamentacao das Questoes de Genero (EU Delegation - Gaborone)
• Participacao extensiva em Conferencias, Workshops, Seminarios e Visitas de Estudo nas areas de Economia Internacional, Desenvolvimento Economico, Integracao e Cooperacao Regional e Criacao de Capacidade Institucional, Organizativa e Legislativa.



IV. Actividade Profissional

2009-2011

Independent Economic Policy Consultant and Researcher

Research Associate
China in Comparative Perspective Network
London School of Economics and Political Science – London

Research Director
Centre for Chinese Studies
University of Stellenbosch – South Africa

2005–2006
Research Coordinator/Trainer
Africa Budget Project/Institute for Democracy in South Africa (IDASA)
Cape Town – South Africa

2002–2005
Protocol & Policy Adviser
European Commission/Southern African Development
Community - Regional Integration and Capacity Building Project
SADC Secretariat, Gaborone – Botswana

2001-2002
Economist Consultant on Trade Policy
Chemonics International Inc. – USAID/RAPID
Gaborone – Botswana

[imagem daqui]

1999–2001
Project Manager
Patients Forum Development Project/ Carers National Association
London

Research Assistant
Department of Economic History
London School of Economics and Political Science
London

1998
Researcher/Writer
World University Service (UK)
London

Project Developer
Greater London Enterprise Ltd
London

1997
Project Manager
Caledonia Investments Plc
London

1994-95
Accountant
Pinto Basto Comercial
Lisbon

1991-94
Economist Trainee
Grupo Espirito Santo, Banco Internacional de Credito
and Banco de Fomento & Exterior
Lisbon

1983-85
Program Officer
International Committee of the Red Cross (ICRC - Geneve)
Luanda

1981-83
Program Officer/Translator
UN/ World Food Programme
Luanda

1979-81
Journalist/Editor/Translator
ANGOP-Angola Press Agency, Luanda

1978-79
Assistente de Terra
TAAG - Linhas Aereas de Angola, Lubango/Namibe
Ajudante de Contabilidade
EDIMBA - Empresa de Distribuicao de Bens Alimentares, Lubango
Assistente de Reportagem
TPA - Televisao Popular de Angola, Lubango

[Algumas referencias sobre o meu desempenho profissional podem ser encontradas aqui e aqui]

[imagem daqui]

V. Workshops Regionais em que Participou e/ou Conduziu na/sobre a Africa Austral

• The Legal Framework for Implementation of WTO SPS and Food Safety Standards Regulations - Masero, Mbabane and Maputo (2001)

• The SADC Customs Advisory Working Groups on Trade Facilitation, Customs Harmonization and SPS and Food Safety Standards Regulations - Johannesburg (2001)

• The SADC Regional Indicative Strategic Development Plan (RISDP) – Johannesburg, Lilongwe and Maputo (2002-2004)

• The SADC Protocol on Shared Watercourses and the establishment of the Zambezi Management Commission (ZAMCOM) – Lusaka and Maputo (2003)

• The SADC Protocol on Finance & Investment – Grand Baye (2004)

• The SADC Protocols on Health and Education & Training – Johannesburg (2005)

• The Regional Framework for Protocol & Policy Implementation – Cape Town (2005)

• "Africa-Europa: Os Acordos de Parceria Economica - Que Perspectivas?" - Comunicacao apresentada como Convidada Especial a um Coloquio do Grupo de Embaixadores Africanos em Portugal, por ocasiao do Dia de Africa - Lisboa, 2008

[imagem daqui]

VI. Actividade Cultural

1978 – Participa, no Lubango, no primeiro torneio regional de xadrez da provincia da Huila no pos-independencia, como a mais jovem, a unica negra e a unica participante do sexo feminino
1979-84 – Participa em varias tertulias e actividades culturais em Luanda:
• Participa nos ensaios da peca Ana, Ze’ e os Escravos do grupo Xilenga Teatro, para a qual contribui com a pesquisa historica da figura de D. Ana Joaquina
• Faz parte do Grupo Coral da representacao das Nacoes Unidas em Angola, em que era a unica Angolana
• Frequenta aulas de piano classico na Academia de Musica de Luanda
• Faz um curso de guitarra classica no Centro Cultural Universitario de Luanda
• Colabora com o Duo Tchisosi, tendo contribuido com os coros para a gravacao do seu primeiro disco
• Atende regularmente as “Makas a Quarta Feira” na sede da Uniao dos Escritores Angolanos (UEA) e a ciclos de cinema da Cinemateca Nacional de Angola
• Assiste ao Carnaval do Rio de Janeiro de 1983, tendo participado nos ensaios da Escola de Samba Vila Isabel para o desfile daquele ano

[imagem daqui]

1985 – Com o lancamento do seu primeiro livro de poemas (Sabores, Odores & Sonho), ingressa na UEA, como a primeira Mulher Negra e a mais jovem entre os seus membros
1986 – Participa, com outros membros da UEA, numa homenagem ao poeta Agostinho Neto organizada conjuntamente pela UEA e a Uniao dos Artistas Plasticos Angolanos (UNAP)
1988 – Representa a UEA no Primeiro Simposio sobre o “Movimento da Claridade” na cidade do Mindelo, em Cabo Verde
1989 – Participa no Primeiro Congresso dos Escritores da Lingua Portuguesa, na sede da Fundacao Gulbenkian, em Lisboa


1990 – 2011 – Assiste regularmente a eventos culturais, tais como:
• Teatro, Danca, Opera, Ciclos de Cinema, Concertos e Festivais de Jazz, Musica Classica e outros generos musicais, Exposicoes e Feiras de Arte, etc., em varias cidades do mundo, entre as quais Lisboa, Paris, Bruxelas, Londres, New York, Washington, Gaborone, Johannesburg, Maputo, Port-au-Prince e Cape Town;
• Debates, Conferencias, Aulas de Danca e Yoga, entre outras actividades e eventos no Africa Centre, Barbican, South Bank, Camden e outros Centros Culturais de Londres.

[imagem daqui]

VII. Paises Visitados

Angola, Belgium, Botswana, Brazil, Cabo Verde, France, Kenya, Lesotho, Malawi, Mauritius, Morocco, Mozambique, Portugal, South Africa, Spain, Swaziland, Sweden, Tunisia, Uganda, United Kingdom, United States, Zambia

VIII. Publicacoes


• “Angola: China-Led Reconstruction” – Entry to The Oxford Companion to The Economics of Africa, Oxford University Press (2011)
• “The East Asian ‘Tigers’ Model in Africa?” – An Appraisal (2010)
• “Revisiting Angola” – On China-Angola Economic Relations (2009)
• “A Comment on Issa Shivji's critique of Mo Ibrahim's Prize” – Centre for Civil Society Online Library, University of KwaZulu-Natal, South Africa (2007)
• “The EU-Africa Lisbon Summit and The Future of Africa” - Atlantic Community Online, December (2007)

[imagem daqui]

• “Angola, Oil and Post-War Economy” – Norwegian Council for Africa: Anthology on the Oil Industry in Africa (2006)
• “Politica, Futebol & Algumas Consideracoes sobre a Actual Conjuntura Economica Angolana” – Semanario Angolense, Luanda (2006)
• “Beyond Signature and Ratification: Discussion Paper on Issues Relating to Protocol & Policy Implementation” - SADC Secretariat (2004)
• “Factos & Ficções” - Series of articles: Semanario Angolense, Luanda (2002)

[imagem daqui]

• “Angola: Um Futuro Brilhante?” - Revista Politica Internacional, Lisboa (2002)
• “O Cidadao em Angola” - Revista o Cidadao, Lisboa (1994)
• “A Proposito de Patriotas, Reflexoes Sobre Como Reconstruir Angoleme” - Revista Vertice, Lisboa (1993)
• “Sabores, Odores & Sonho” - Uniao dos Escritores Angolanos, Luanda (1985)

[imagem daqui]

• Blogs

daKappo
Kongo Blues
Luanda Azul - Luanda Blues


• Participacoes Especiais na Blogosfera

AfricanPath

Global Voices Online

Jewels in The Jungle

Atlantic Community

Citizen Voices

Knewz from Meroe West

Szavanna

My Weku

Society HAE



...And That's (more or less) The Record So Far...


POSTS RELACIONADOS:

Memorandum de (des)Entendimento I

Memorandum de (des)Entendimento II

Memorandum de (des)Entendimento III

Belle de Jour

The Professional

Paula Santana: "O Que Ficou Por Dizer"...

4 comments:

NAMIBIANO FERREIRA said...

Gostei de conhecer a biografia de uma poetisa que li mas que infelizmente nao tenho o livro: "Sabores, Odores e Sonho". Sabe-me dizer se a autora publicou novos livros?? Um oásis feminino na Poesia angolana, juntamente com Ana Paula Tavares.
Obrigado pela postagem,
Namibiano Ferreira

Tchinó said...

Koluki, parabéns por todas as conquistas, e que muitas mais aconteçam. É bom termos também bons exemplos de coragem e determinação no femenino no nosso próprio país.
Com os últimos "posts", começo a perceber um poucos os muitos "memorandos de desentendimento" que vem "postando" por aqui. Sinto-me triste ao aperceber-me da gravidade da situação, afinal os "kotas"são exêmplo para os kandengues. E exêmplo de "bullying" não queremos(eu pelo menos não quero).
Bom trabalho.

Koluki said...

Muito obrigada pelas amaveis palavras, caro amigo Namibiano.
Quanto a sua pergunta: nao, nao voltei a publicar um novo livro de poesia.
Talvez um dia qualquer – quem sabe?
Um abraco!

Koluki said...

Obrigada igualmente Tchino’, como sempre.
Mas, nesse longo e dificil percurso, feliz ou infelizmente deixei “muito boa gente” para tras, incluindo algumas “vacas sagradas” dos varios p(h)oderes da situacao e da oposicao... e acontece que, pelo menos alguma dessa gente esta’ claramente determinada a “pull me down by all means necessary” ao nivel em que os deixei!... Sad, isn’t it?
Anyway, nao e’ sequer apenas uma questao de “nivel”, mas uma questao de INTEGRIDADE MORAL, HONESTIDADE INTELECTUAL, EDUCACAO E CARACTER!
So’ que, entre as nossas ja’ famosas geracoes “X” e “Y” – “no feminino” ou “no masculino”, “kotas” ou “kandengues” – ha’ quem prefira tentar la’ chegar por caminhos invios e tortuosos, incluindo o “bullying”, como bem nota, ou o 'trungunguismo', a 'bufaria' e ate’ as ameacas de morte abertas e/ou veladas!
E tudo isso com a agravante de nos ultimos anos, quer em alguns artigos que publiquei, quer em comentarios no Ango, no Club-K ou em posts neste blog, nao so’ ter tido o “atrevimento” de me dirigir a “Suas Excias.”, como de me referir a ele/as directa ou indirectamente, ainda que com a maior contencao e respeito, e de ter expresso opinioes incomodas sobre algumas das suas afirmacoes, posturas e actos no dominio do interesse publico!...
Enfim, coloquei verdadeiramente o dedo em algumas “feridas” do establishment e... isso PAGA-SE CARO!
Mas, como malgre’ tout gosto sempre de manter algum optimismo, espero que alguns dos da geracao “X” ainda vao a tempo de “ver alguma luz” e possam encontrar/escolher melhores role models para eles proprios e as suas progenituras, ja’ que os da “Y”... too late for that, I’m afraid!...

Aquele abraco!