Tuesday 16 January 2007

MUSICA ANGOLANA

Por causa de uma animada conversa sobre 'kuduro' iniciada aqui, descobri o Multiply e la coloquei 4 musicas angolanas, Princesa Rita (Kiezos), Mariana (Aguias Reais), Muxima e Diango Ue' (Ngola Ritmos), para quem quiser ouvir e souber trata-las bem... Enjoy!


Foto: Ngola Ritmos (Luanda, 1956)




Ler mais sobre Musica Angolana AQUI.
Por causa de uma animada conversa sobre 'kuduro' iniciada aqui, descobri o Multiply e la coloquei 4 musicas angolanas, Princesa Rita (Kiezos), Mariana (Aguias Reais), Muxima e Diango Ue' (Ngola Ritmos), para quem quiser ouvir e souber trata-las bem... Enjoy!


Foto: Ngola Ritmos (Luanda, 1956)




Ler mais sobre Musica Angolana AQUI.

8 comments:

Salucombo_Jr. said...

e tambem por causa do post sobre o kuduro la em casa do DENUDADO encontrei esta cubico e melhor ainda a musica Mulemba Xangola de Bonga.

Koluki said...

Pois seja bem vindo ao kubiko! Tambem ja tinha estado de passagem pelo seu Attelier um dia destes quando vinha de regresso da Kitanda... E' o melhor lado da blogosfera, podemos entrar nas casas uns dos outros sem pedir licenca, mas podemos tambem acabar a cantar e a dancar na roda com o Bonga: "da licenca, da licenca, da licenca"...
PS: Parabens pelo aniversario!

Fernando Ribeiro said...

Não me resta senão agradecer as referências à minha casa e as músicas velhinhas e belíssimas (mesmo que "artesanais" ou por causa disso), que a nossa conversa trouxe. Já não ouvia algumas das músicas há anos e anos, e que bem me soube recordá-las.

Fernando Ribeiro said...

Ih, tanta música que tem agora! Até música de Cabinda já tem; pelo menos duas peças! Muitíssimo obrigado por esta inesperada abundância, Koluki. Grande música!

Quanto ao "SOS" dos Adrenalina, gostei muito. Não conhecia e fiquei muito agradado, sobretudo, com a mensagem e com o tom directo, quase cru. Assim, sim.

Koluki said...

Denudado, no meio disso tudo quem tem que lhe agradecer sou eu por me ter feito descobrir o Multiply.
Eu tambem gostei muito da Adrenalina desde que ouvi o SOS dela pela primeira vez ha umas semanas num site sul-africano que entretanto parece ter sido desactivado. Recomendavam-na vivamente como "very cool Angolan hip-hop" que ia fazer muito sucesso na Africa do Sul. Menciono-a na minha segunda 'Maka na Sanzala' a proposito de um texto do Mia Couto, num post que encontrara ai atraves das labels. (Ainda nao sei muito bem por links nos comentarios...)

Fernando Ribeiro said...

Koluki, para pôr um link num comentário faz-se como se se escrevesse em código HTML. Vou exemplificar, mas vou ter que inserir espaços, por exemplo, para enganar o Blogger. Se no exemplo seguinte a minha amiga eliminar todos os espaços, menos um (o que fica entre o primeiro a e o primeiro h, de href), terá o link para o seu próprio blog.

< a h r e f = " h t t p : / / k o l u k i . b l o g s p o t . c o m / " > K o l u k i < / a >

O resultado da eliminação dos espaços, menos um, aparecerá assim:

Koluki

Se a seguir substituir o endereço que está entre comas pelo endereço que deseja e se substituir o nome Koluki pelo nome da nova página, terá o seu novo link. Antes de publicar o comentário, faça Preview, para verificar se ficou bem, OK?

Não sei se fui suficientemente claro. Se não fui, diga-me.

Koluki said...

Obrigadissima pela ajuda Denudado. Vou tentar por as suas instrucoes em pratica e depois digo-lhe, ou mostro-lhe na pratica, como e' que funcionaram. Mas a proposito dos previews dos comentarios, o problema e' que as paginas dos comments, pelo que tenho experimentado nao so neste mas noutros blogues, levam tanto tempo a abrir que quando acabo de escrever o comentario a unica coisa que quero e' posta-lo e continuar com a minha vida... No outro dia, quando postei o meu ultimo comentario no seu blogue, aquilo deu-me tanto trabalho e levou-me tanto tempo e no fim "comeu-me" a pontuacao e os poucos acentos que posso usar, mais todas as aspas que tinha posto em varias palavras... Nao sei se um preview me teria ajudado, porque tambem nao entendi porque que aquilo aconteceu. Anyway, obrigada mais uma vez e bom fim de semana!

Fernando Ribeiro said...

Cara amiga, nem sempre o Blogger funciona da melhor maneira. Talvez tenha sido por isso que tenha sentido muita dificuldade em comentar no meu blog. Mesmo assim, resolvi encurtá-lo um bocadinho, no que diz respeito aos posts que aparecem na página principal, a fim de o tornar um pouco mais "leve".

Há uma página na Web que tem diversas canções do Duo Ouro Negro, incluindo a "Muxima". A qualidade do som não é a melhor, mas dá para apreciar. Clique aqui para ouvir.

Aproveito para chamar a sua atenção para a canção que vem designada "Missanga", que é de Goa, e para "Ilisa Gomara Saia", que é do moçambicano Fanny Pfumo, que foi uma espécie de "Liceu" Vieira Dias de Moçambique. Com base nesta última canção, o Duo Ouro Negro fez um "musical" na RTP, nos idos dos anos 60, que ficou na memória de muita gente.

Naquele tempo, a música angolana era muito divulgada pela televisão aqui da "metrópole", com frequentes actuações dos Ngola Ritmos (que foram os pioneiros), Duo Ouro Negro e Lilly Tchiumba.